Número do NIS – Como Fazer o Cadastro e Consulta Online

3.8 (76.67%) 24 votes

A existência de programas sociais no Brasil que visem acabar ou diminuir com as desigualdades sociais existentes historicamente entre diversos setores e camadas da nossa sociedade é mais do que somente estratégia política para angariar votos, isso porque é um dos objetivos e finalidades do Estado brasileiro, fato que está bem claro em sua Constituição Federal de 1988.

Portanto, todas as politicas sociais que visem diminuir a distância entre ricos e pobres no nosso país sempre serão bem-vindas, pois fazem parte inclusive das atividades que devem ser desempenhadas por todos os nossos governantes, principalmente os dos Poderes Executivo e Legislativo.

Uma forma existente hoje de fornecer benefícios sociais para pessoas necessitadas e ainda conhecer mais de perto a realidade dessas famílias e assim poder propor ações que alterem esta realidade, é o NIS (Número de Identificação Social).

Como dito acima, o Número do NIS tem objetivo de identificar e caracterizar a situação sócio-econômica das famílias brasileiras de baixa renda, sendo uma ferramenta fundamental portanto no conhecimento, seleção e integração de beneficiários aos Programas Sociais do Governo Federal na assistência a esta parte da população brasileira.

Este número é conseguido através de um cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal, assim, todos aqueles que possuem tal registro poderão em algum momento ser beneficiada em projetos como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre uma série de tantos outros programas vinculados ao Governo.

Como Fazer Cadastro, Consultas ou Saber o Meu Número do NIS?

Mesmo sendo algo tão útil e indispensável atualmente, grande parte da população mais carente que precisa ser assistida e beneficiada com alguns dos Programas existentes ou não sabem de sua existência ou não sabem como fazer seu cadastro ou realizar uma consulta ao NIS.

Caso seja este também o seu problema, buscamos reunir algumas aqui algumas dicas que podem facilitar a sua vida na tentativa de acessar as informações contidas nesta ferramenta tão importante.

Passo 1:

Acesse o site oficial do Ministério da Previdência Social através do seguinte link: “Portal DataPrev“.

Já dentro da página do DataPrev na nova janela aberta, procure pela opção “Inscrição”, que está no canto superior esquerdo de sua tela e clique sobre ela. Dentre as opções mostradas, selecione “Filiado”.

A imagem abaixo ilustra esse passo, confira:

consulta numero do nis Como saber o número do NIS

Consultar Número do Nis

Passo 2:

Agora será mostrada na tela um extenso formulário, você deverá portanto preenche-lo com o máximo de informações que puder para facilitar o seu cadastramento. As informações pedidas são por exemplo o seu nome completo é claro, além do nome de sua mãe, número do CPF válido e regular ( Consulte aqui a Situação Cadastral do CPF ), data de nascimento, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, entre outros.

Terminado o preenchimento, não se esqueça de informar o código de segurança, clique sobre o botão “Continuar”.

A imagem abaixo novamente ilustra este passo, veja:

 Consultar Número do NIS

Número do NIS

Passo 3

Pronto, feito corretamente todos estes simples passos você já terá terminado seu cadastro e na tela será mostrada uma mensagem e qual é o seu Número do NIS, conforme ilustra mais uma vez a imagem abaixo:

consulta numero do nis julho 2014 passo 3 , Como saber o número do NIS

 

 

 

 

 

 

 

Como Obter Tais Informações Pessoalmente

Caso você enfrente alguma dificuldade para conseguir fazer esta inscrição ou qualquer consulta ao NIS, compareça até uma unidade da Previdência Social mais próxima a sua residência para obter informações, ou você pode ainda comparecer até uma agência da Caixa, Secretaria de Assistência Social, nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) que também realizam este cadastramento do NIS.

Veja abaixo como descobrir o número do NIS.

 

You may also like...